
Em período de chuvas, os cuidados têm que ser redobrados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Viçosa, por intermédio da Diretoria de Vigilância em Saúde, segue intensificando as ações de prevenção e controle das arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya.
As equipes continuam realizando visitas domiciliares, atividades em pontos estratégicos (cemitérios, Reciclagens, borracharias e demais locais com maior risco a criadouros) e atendimento às denúncias da população, com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.
Durante as visitas nos bairros, os Agentes de Combate a Endemias também estão encaminhando ao Departamento de Fiscalização a localização dos terrenos baldios e lotes com presença de mato alto ou acúmulo de materiais inservíveis. A medida tem como objetivo notificar os proprietários para que realizem a limpeza dos imóveis, evitando a formação de criadouros do mosquito e outros riscos à saúde pública.
Além disso, nesta semana (19 a 23 de janeiro) , os agentes estarão realizando o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), uma importante ferramenta que permite identificar as áreas com maior risco de infestação e direcionar as ações de controle de forma mais eficaz.
A diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Sousa, solicita da população que receba os agentes e mantenha o ambiente doméstico limpo e sem presença de agua que possa servir os criadouros do vetor Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.
Lilian lembra, ainda, que o mosquito que transmite a dengue se prolifera em locais com água parada. Por isso, alguns cuidados são necessários, tais como: manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados; deixar pneus ao abrigo da chuva e da água; eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, manter cascas de coco e de ovos em sacos que possam ser lacrados; furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água; e Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.
Em caso de denúncia, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria do SUS pelo telefone (31) 2170-0409 ou pelo WhatsApp (31) 97173-8889.





