Solo de dança sobre fé e espiritualidade afro-brasileira será apresentado hoje em Viçosa
{{brizy_dc_image_alt entityId=

Após estrear em Viçosa em novembro, o solo de dança Benzadeus será apresentado hoje às 19h30, no Espaço Fernando Sabino, de forma gratuita, na programação da 2° Mostra de Dança do curso de Educação Física da UFV.

Criado e interpretado pela artista viçosense Lidiane Jacinto, uma mulher negra e periférica, Benzadeus reforça a importância da representatividade no palco e promove visibilidade para histórias, corpos e vivências que muitas vezes permanecem à margem da produção artística hegemônica. A potência dessa presença cênica transforma a obra em um espaço de afirmação, reconhecimento e diálogo com o público.

O nome do espetáculo nasce da expressão popular “benzadeus”, utilizada por gerações anteriores para demonstrar alívio, agradecimento e reverência diante de conquistas difíceis. No contexto do projeto, a palavra se transforma em metáfora para a trajetória de superação e resistência das mulheres negras que, mesmo diante de desafios estruturais, encontram na fé, na espiritualidade e na arte caminhos de força, cura, empoderamento e transformação.

O solo, de apresentando ao público uma obra inédita de dança contemporânea que mergulha na força da fé, da espiritualidade e das ancestralidades afro-brasileiras. Criado dentro do Projeto Benzadeus, aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, (Pnab) do estado de Minas Gerais, o espetáculo propõe uma investigação sensível sobre o divino e os orixás, pilares das religiões de matriz africana, colocando em cena uma narrativa estética e simbólica profundamente enraizada na cultura negra.

Comentários