Projeto Passos para um Futuro se prepara para participar do Festival de Dança
{{brizy_dc_image_alt entityId=

O 44° Festival do Núcleo de Arte e Dança acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, às 19h, no Espaço Fernando Sabino - UFV. O mais tradicional evento artístico de dança de Viçosa terá a participação de alunos do projeto sociocultural Passos para um Futuro.

O projeto, que atende a 300 crianças e adolescentes com aulas gratuitas de ballet e danças urbanas em três unidades na cidade, celebra 12 anos em 2025. A coordenadora, Kátia Vitalino comemora o sucesso do projeto no ano, que será coroado com a participação no Festival do Núcleo em que se apresentarão com coreografias de ballet clássico e danças urbanas.

Algumas bailarinas do projeto se apresentarão com a coreografia “Valsa das Horas” do repertório clássico de Coppélia. Uma delas é Gabriely Silva Barbosa, no projeto há quase três anos. Sua mãe, Leila Silva celebra mais uma oportunidade de ver a filha no palco de um grande evento. “É muito gratificante ver cada momento de sua dedicação e sua evolução a cada apresentação. Os olhos enchem de lágrimas de tanta emoção em ver minha filha brilhar a cada espetáculo”.

Leila reforça que a dança provou transformações para a vida da adolescente além dos palcos. “Ela passou a ser mais concentrada, ter foco no objetivo e consegue ter tempo para os estudos, que são tão importantes, e para a rotina de ensaios que ela é apaixonada”.

O projeto Passos para um Futuro é uma iniciativa do Núcleo de Arte e Dança que permite o acesso à dança de forma gratuita durante todo o ano. E em seu Festival, o Núcleo reafirma seu compromisso com o fomento à cultura e formação de público em Viçosa proporcionando ingressos a preço popular e convites para alunos de projetos socioculturais e escolas públicas.

Vale destacar que milhares de pessoas já passaram pelo palco e pela plateia dos Festivais do Núcleo em mais de quatro décadas de história e, este ano, mais pessoas terão a oportunidade de vivenciar crianças e jovens artistas em Coppélia, um clássico repleto de romance, amizade, humor e fantasia.

“Sempre nos preocupamos em deixar mensagens importantes para o público por meio da nossa dança e com Coppélia eu destaco a amizade e a esperança! Swanilda e suas amigas se unem para enfrentar os seus maiores desafios e descobrir o verdadeiro amor”, pontuou a diretora artística Lidiane Jacinto.

Os ingressos podem ser adquiridos na sede do Núcleo de Arte e Dança (Rua Alex Doroffef, 50 - centro) ou com os bailarinos participantes. O 44º Festival do Núcleo de Arte e Dança acontece por meio da Lei Rouanet – Incentivo Projetos Culturais e patrocínio da Hidrelétrica Santo Antônio da AXIA Energia e Cori-MG.Apoio cultural do Amantino; Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Viçosa e Jornal Folha da Mata. Promoção é do DAH - UFV numa realização do Ministério da Cultura, Núcleo de Arte e Dança, Núcleo de Produções Culturais e Instituto ASAS.

Comentários