
A iniciativa agiliza o atendimento e garante saúde total às futuras mamães.
A Prefeitura de Viçosa lançou, em janeiro, o projeto Pré-Natal Nota 10, que consiste no monitoramento de todas as gestantes do município desde a primeira consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde) da comunidade até o momento do parto. O objetivo é garantir que todos os exames de pré-natal, incluindo as ultrassonografias, sejam realizados rigorosamente dentro dos prazos.
Anteriormente, apesar de todo o zelo das equipes das UBS, por falta de comunicação adequada entre as unidades e o setor de marcação, eventualmente alguns atrasos ocorriam e até procedimentos deixavam de ser realizados.
Foi aí que, por iniciativa da supervisora das UBSs, Roberta Viana, e da médica reguladora, Paloma Cristina Rodrigues, junto ao Setor de Regulação e em parceria com a Atenção Primária da Secretaria de Saúde, foi idealizado o projeto, que consiste no mapeamento de todas as gestantes, para que o acompanhamento se concentre em um só ponto e os encaminhamentos sejam mais rápidos e eficazes:
“Estou orgulhosa do trabalho delas pela iniciativa de fazer a ponte entre a UBS e a regulação municipal do SUS. A iniciativa vai permitir mais segurança para a mãe e saúde de sobra para o futuro bebê”, assegura Tatiane Ferreira Alfenas, diretora de controle, regulamentação, faturamento e Auditoria da Secretaria de Saúde.
O projeto é direcionado a gestações normais, aquelas que não apresentam riscos significativos para a mãe e o feto. As gestações de alto risco continuarão a ser encaminhadas ao EAE (Estratégia de Atenção à Gestação de Alto Risco) para receber assistência especializada.





