

s atendimentos serão destinados a pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos bairros de origem
O lançamento em Viçosa do programa do Governo Federal “Agora Tem Especialistas”, voltado à saúde da mulher, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 28, em frente à Secretaria Municipal de Saúde, atrás do prédio da Prefeitura, local da feira livre aos sábados.
A solenidade contou com as presenças do Prefeito Ângelo Chequer, do secretário de Saúde da Prefeitura de Viçosa, Marcos Alexandre Vieira; do prefeito de Canaã e presidente do Cia/Cismiv (consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa), José Ivanir Miranda Duarte; da representante do Ministério da Saúde, Raelma Paz; da deputada federal Ana Pimentel; o ex-vereador Sávio José do Carmo Silva; vereadores Jamille Mylena de Freitas Gomes (representando a presidência da Câmara dos Vereadores), Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino), José Roberto Lopes da Silva (Betinho), Raphael Gustavo dos Santos e Vanja Honorina Aguiar Albino; além de secretários de saúde e prefeitos da microrregião.
Os atendimentos especializados voltados à saúde da mulher por meio da carreta do programa federal do Ministério da Saúde começam a partir de segunda-feira, 1º de dezembro.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso a serviços essenciais como consultas, exames e diagnóstico precoce de doenças, com foco no cuidado integral da mulher. A capacidade de atendimento será de 40 a 60 mulheres por dia.
Voltada exclusivamente à saúde da mulher, a carreta do programa vai oferecer exames de imagem, como mamografias e ultrassonografias; consultas especializadas; ações de rastreamento e diagnóstico de câncer; e procedimentos de apoio ao diagnóstico.
A estrutura ficará instalada por 30 dias.
O serviço atenderá usuárias do SUS de Viçosa e dos municípios da microrregião. A inclusão da microrregião na rota do programa partiu da solicitação do prefeito Ângelo em articulação da deputada federal Ana Pimentel.
Todo o processo de marcação será conduzido pelas equipes de saúde de cada cidade. Em Viçosa serão atendidas as mulheres encaminhadas pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), da área em que a paciente reside. Assim, a orientação é para que as pacientes não procurem diretamente a carreta.





