PMTI celebra semana do Idosos

A abertura da Semana do Idoso em Viçosa foi realizada com muita festa, declamação de poesias, palestras e outras ações direcionadas àquele público. A comemoração retoma o Dia Internacional do Idoso, celebrado anualmente no de 1º de Outubro.

O evento aconteceu na segunda-feira, 13, no Viçosa Clube, com a declamação de uma poesia declamada por Vilma Vaz Andrade e uma apresentação musical do “Coral Longa Vida” do Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI). A seguir, a palestra da médica Roberta Peconick de Magalhães Gomes, intitulada: “A Importância do Cuidado na Saúde Integral do Idoso”, encerrou a programação.

A realização foi do PMTI da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Viçosa e a solenidade inicial contou com a presença de secretária de Assistência Social, Marise Alves Silva Pinto; da secretária adjunta, Elaine Souza Apolinário Coelho; da chefe do Departamento de Políticas para a Pessoa Idosa Ivones Martins Oliveira; e da presidente do Conselho do Idoso, Ana Maria Nogueira.

Na terça-feira, a programação teve continuidade com uma oficina sobre cuidados com golpes financeiros, com as representantes do Procon, Lunara e Amanda. Na quarta-feira, ginástica orientada na praça Silviano Brandão e uma palestra sobre memórias, com a psicóloga Elenice.

Na quinta-feira, 16, as ações têm continuidade às 08h30, na sede do PMTI (rua Doutor Horta, 38), quando Eliene da Silva Martins Viana, da Univiçosa, proferirá uma palestra sobre alimentação adequada e saudável para o envelhecimento saudável.

O encerramento será na sexta-feira, 17, também na sede do PMTI, das 08h30 às 10h30, com um bingo gratuito para os idosos.

O Dia Nacional da Pessoa Idosa no Brasil foi instituído em 1º de outubro de 2003, quando foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso.

Mesma data do Dia internacional do Idoso, estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1990, como reconhecimento e promoção dos direitos e o bem-estar da população idosa, destacando sua importância na sociedade.

Comentário