
O casal de cafeicultores Carlos e Stefane Martins, de Araponga, figura entre os produtores dos 150 melhores do Coffee of the Year (COY) 2025, concurso nacional cujo resultado será conhecido esta semana durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.
Os cafeicultores são atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Café+Forte do Sistema Faemg Senar. O acompanhamento do técnico de campo Gustavo Nogueira e as capacitações promovidas pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa, tem ampliado a qualidade e a visibilidade do café produzido no Sítio Renego.
Carlos e Stefane também são finalistas do Cupping ATeG, que recebeu 2500 amostras de café de produtores atendidos do programa em todo o estado de Minas Gerais.
“Quando surgiu a oportunidade de entrar no ATeG, sabíamos que ia nos ajudar muito, porque estávamos começando com café especial. Esse ano, com o apoio do programa, conseguimos preparar melhor os lotes e alcançar o top 20 entre 2.500 amostras do Cupping e entre os 150 melhores do COY. É muito gratificante”, conta Carlos Martins, que participa do ATeG há dois anos.
Ao lado do marido, a produtora Estefane Martins também celebra a conquista. “Estamos ansiosos e muito felizes. É uma alegria imensa ver o nosso sonho acontecendo e sermos reconhecidos por um trabalho que fazemos com tanto amor. É o resultado de muito esforço e dedicação”.
A emoção da família Martins traduz o efeito das ações do ATeG na vida de quem produz em pequenas propriedades familiares.
Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, o desempenho dos produtores confirma o impacto das capacitações e do acompanhamento técnico não só em Araponga como em toda a região das Matas de Minas. “Das amostras que participaram do Cupping do ATeG, várias foram encaminhadas ao COY. Destas, 70% são da nossa regional, o que comprova o nosso potencial”, afirmou.





