
A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Viçosa informa que o cadastramento escolar pelo Sistema Único de Cadastro Escolar de Minas Gerais (Sucem) para vagas em 2026 terá início no dia 14 de outubro e seguirá até 14 de novembro de 2025.
O procedimento é realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e deve ser feito exclusivamente pelo endereço eletrônico: cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Devem realizar o cadastro no Sucem:
* Concluintes do 5º ano do Ensino Fundamental que irão ingressar no 6º ano, oriundos de escolas que não oferecem a continuidade do Ensino do 6º ao 9º ano;
* Concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental que ingressarão no Ensino Médio em 2026;
* Alunos da rede particular que desejam vaga na rede pública municipal ou estadual;
* Alunos migrantes de outro município ou estado que residirão em Viçosa em 2026.
Para efetuar o cadastro, é necessário os seguintes documentos:
* Endereço residencial;
* CPF do estudante;
* Certidão de nascimento;
* CPF da mãe, do pai ou do responsável legal.
Pais e responsáveis que não têm acesso à internet poderão receber suporte nas escolas municipais ou estaduais. Para realizar o cadastro, é necessário ter em mãos endereço residencial, CPF, certidão de nascimento do estudante e CPF da mãe, do pai ou do responsável legal.
Quem não efetuar o cadastramento no prazo estipulado deverá aguardar pelas vagas remanescentes, que serão disponibilizadas entre 27 de janeiro e 6 de fevereiro de 2026, conforme Resolução SEE/MG nº 5.191, de 3 de outubro de 2025.
A distribuição será feita conforme critérios definidos pela SEE/MG, considerando prioridade para alunos com deficiência, zoneamento e a presença de irmãos matriculados na mesma instituição, buscando sempre a vaga mais próxima da residência do estudante.
Adesão ao SUCEM
Para o ano de 2026, a Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), sistema de Matrícula gerenciado pelo Governo do Estado de Minas Gerais.
Com a adesão, as vagas escolares passam a ser organizadas de forma mais transparente e eficiente, garantindo que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades no acesso à educação pública. O sistema considera critérios de proximidade da residência, disponibilidade de vagas e equidade no atendimento, evitando desigualdades e promovendo justiça social.
Outro ponto fundamental é a integração com o transporte escolar. A distribuição dos alunos em escolas próximas às suas residências contribui para a otimização das rotas, diminui o tempo de deslocamento e amplia a segurança e o conforto dos estudantes.





