Educação e Agropecuária alinham informações sobre o PNAE com produtores

Com o objetivo de alinhar informações gerais sobre as entregas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) municipal, discutir atualidades do programa e realizar o levantamento da produção prevista para o primeiro semestre de 2026, produtores da agricultura familiar e as nutricionistas do PNAE, vinculadas à Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura de Viçosa, se reuniram no dia 02 de outubro, no auditório do Imas (Instituto Municipal de Assistência aos Servidores).

Durante o encontro, foram abordados temas como o funcionamento do programa, o repasse de recursos, o processo de compra, a distribuição dos alimentos e os cronogramas de entrega. Foram, ainda, apresentadas propostas para aprimorar o programa, com destaque para a ampliação da variedade de frutas e hortaliças ofertadas e o aumento do percentual de compra da agricultura familiar, fortalecendo ainda mais a economia local e a qualidade dos alimentos destinados à rede municipal de ensino.

As nutricionistas Mariana de Fátima Albuquerque Pereira (responsável técnica) e Fernanda Cristina da Silva Amaral, acompanhadas dos estagiários Rafael Andrade e Aline de Souza, conduziram as discussões com os produtores. Também participaram as extensionistas da Emater (Gianni Karina e Karina Lopes) e Secretaria de Agropecuária.

 

Semag

Presente no encontro, a diretora da Semag (Secretaria Municipal de Agropecuária), Vera Fialho, destacou que o PNAE tem como objetivo garantir alimentação escolar de qualidade por meio da compra de produtos da agricultura familiar, que devem ser de produção própria, conforme determina a legislação.

Vera reforçou a importância do planejamento da produção agrícola por meio de orientações técnicas da Semag e da Emater. Ela também informou que a atual gestão, liderada pelo prefeito Ângelo Chequer, está desenvolvendo ações para ampliar as oportunidades de comercialização dos produtos da agricultura familiar:

“A adesão do município ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio da Secretaria de Assistência Social, representa mais um canal de compra direta da agricultura familiar”, ressaltou a diretora.

A criação da Cooperativa da Agricultura Familiar de Viçosa pelos próprios agricultores, como forma de organização para possibilitar o acesso a mais políticas públicas, facilitando a logística e o funcionamento de programas, também foi levantada na reunião.

Comentário