
O CAPS Mental realizou, na terça-feira, 13, uma ação de matriciamento junto à ESF (estratégia Saúde da Família) do bairro João Brás, com a participação da equipe coordenada por Taiane Moreira Almeida. O encontro teve como objetivo fortalecer o trabalho em rede entre os serviços, promovendo a integração das equipes e a qualificação do cuidado em saúde mental na comunidade.
Durante o matriciamento, sempre ressaltando a necessidade de uma atuação articulada, visando um cuidado mais humanizado, integral e resolutivo, foram discutidas estratégias de busca ativa dos usuários, a importância do acompanhamento contínuo e compartilhado dos casos, bem como a relevância do autocuidado dos profissionais no manejo cotidiano dos pacientes.
O matriciamento foi conduzido pela psicopedagoga Rúbia Frederico, pela assistente social Janaina Guiducci e pela chefe do equipamento, Jaqueline Cardoso, que norteou as discussões, realizou orientações técnicas e promoveu a troca de experiências junto à equipe da ESF, reforçando a importância de uma atuação articulada, humanizada, integral e resolutiva.
O matriciamento consiste num modo de produzir saúde em que uma equipe especializada de saúde mental e uma equipe estratégia saúde da família, ambas em um processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica a fim de ampliar e qualificar as ações da atenção básica.





