
Em celebração ao Dia do Servidor e numa iniciativa do Departamento de Recrutamento de Pessoal e Saúde do Servidor da Secretaria de Administração a Prefeitura Municipal de Viçosa, promoveu na quinta-feira, 30, a abertura do Programa Liderança Humanizada, no salão Nobre Professor Arduíno Bolivar, do Centro Administrativo prefeito Antônio Chequer.
A chefe do Departamento, Janete Miguel Said Marangon, informou que o encontro reforça o compromisso da Prefeitura de Viçosa em promover o bem-estar e o desenvolvimento do servidor, que dedica sua trajetória ao cuidado com o outro.
Após a abertura pelo secretário Municipal de Administração, João Inácio Cunha, que cumprimentou os presentes e falou sobre o papel fundamental dos servidores no funcionamento da máquina administrativa, o encontro teve continuidade com a palestra de Michelle Lelis, mestra em Economia Doméstica e doutora em Extensão Rural e que desenvolve projetos voltados para Qualidade de Vida, Políticas Públicas e Programas Sociais.
Em sua preleção, Michelle destacou que, no dia a dia, os assuntos são voltados para o cotidiano das ações administrativas, mas que, muitas vezes, o sujeito dessas ações, o servidor, é esquecido.
A seguir, enumerou várias situações, onde a pessoa é acometida pelo desânimo e o estresse, prejudicando em muito o seu desempenho e apontou os benefícios de se construir uma cultura sólida e humanizada nas Secretarias da Prefeitura de Viçosa, promovendo bem-estar emocional e saúde integral dos servidores; Nitidez de propósito individual e coletivo; Relações empáticas, produtivas e saudáveis; Lideranças conscientes e preparadas para os desafios contemporâneos; e Aumento de produtividade e engajamento sustentado.
Para finalizar, Michelle ressaltou que Programa Liderança Humanizada não vem substituir o que já existe. Ele vem potencializar o que Viçosa tem de mais valioso: as pessoas:
“Não é um projeto sobre discursos. É sobre prática, sobre atitude, sobre o que realmente transforma o dia a dia. Quando o ambiente é saudável, todos ganham: o servidor, a equipe, a gestão e a população”, finalizou a palestrante.





