
Leite fresquinho tirado na hora, tomate crescendo em estufa, pimentões colorindo os canteiros, pés de café florescendo para a próxima colheita e passeio de charrete!
Na manhã desta quinta-feira, vendo tudo isso direto na fazenda, em momentos de aprendizado e encantamento, os alunos da Escola Municipal Maria Eleonor Botelho, em Teixeiras, ficaram entusiasmados.
A turma trocou a sala de aula pelo campo em uma iniciativa do Programa Agro na Escola, promovido pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa e a Prefeitura de Teixeiras.
A atividade levou as crianças para conhecer de perto o trabalho de produtores rurais da região em que fica a escola rural. As crianças participaram da ordenha de vacas, conheceram o cultivo em estufa e a estrutura de uma granja de aves.
A produtora Maria da Conceição Araújo Souza abriu as porteiras da sua propriedade para receber os pequenos visitantes.
“Foi muito bom elas virem conhecer. Assim, quando crescerem, podem se interessar pela atividade. Nós aqui começamos porque meu filho, quando era criança, gostou das vacas e quis criar. Hoje seguimos o que ele deixou”, contou emocionada.
O prefeito Nivaldo Rita destacou que o projeto é um incentivo à sucessão familiar no campo. “Essa parceria entre a Prefeitura e o Senar Minas é fundamental para aproximar as crianças da realidade rural”.
Quem também comemorou o sucesso da iniciativa foi o secretário municipal de Meio Ambiente, José Afrânio Damasceno. “É muito importante esse contato com o campo. Algumas dessas crianças podem se tornar agrônomos, engenheiros e produtores. O Senar está de parabéns por proporcionar essa vivência e nós continuaremos fazendo ações desse tipo na cidade”.
A instrutora do Sistema Faemg Senar, Flaviana Antunes, responsável pelas atividades, reforça que o projeto é uma “semente de conhecimento e cidadania”. Para ela, “ vivenciar o dia a dia do produtor rural, ajuda as crianças a valorizar o território onde cresceram e reconhecer o trabalho dos próprios pais e familiares. É uma forma de inspirar futuras gerações a continuarem o legado da agricultura”.
Na escola, o aprendizado também floresce. A diretora Lorena Almeida contou que a participação no programa se conecta com outras ações pedagógicas, como o projeto de Meio Ambiente proposto pela escola e premiado pelo Sicoob este ano.
Durante o programa Agro na Escola alunos construíram uma pequena horta que deve ser ampliada em breve. “Nem todas as crianças, mesmo morando na zona rural, têm contato direto com o cultivo. O Agro na Escola está permitindo que elas plantem, vejam as verduras crescerem e entendam a importância da agricultura para a nossa vida”, afirmou a professora.
E entre os alunos, o entusiasmo foi geral. A estudante Anna Lyvia da Silva, de 10 anos, resumiu a alegria do grupo.
“Estou realizando um sonho! Eu amo a roça e nesse programa eu descobri que o Senar é escola da terra! Aprendemos sobre as vacas, os tomates e até tiramos leite da vaca, alimentamos bezerros. Foi o melhor dia! Eu amei muito conhecer tudo isso e aprender que cuidar da natureza é tão importante”
.





